Skip to content

Górgonas

Gorgona
Gorgona. Imagem de Jarrod Owen

Uma górgona é uma mulher guerreira com serpentes no lugar dos cabelos e um terrível olhar petrificador.

Acredita-se que as górgonas faziam parte de uma raça de mulheres guerreiras, ainda que só se conheçam três; Medusa, Esteno e Euríale. Estas irmãs, filhas das deidades marinhas Ceto e Fórcis, formavam uma das tríades mais antigas e poderosas da mitologia conhecida. Tinham poderes mentais, físicos e o dom da cura.

Sabe-se que Poseidon e Medusa profanaram o templo da deusa Atenas e, em castigo, Medusa se converteu na única mortal das três górgonas. Além disso, passou de ser uma jovem e bela donzela a ter o aspecto monstruoso de suas irmãs.

As górgonas têm uma cabeleira de serpentes vivas, presas de javali, asas de morcego e o corpo de escamado como o de um dragão metálico. Seus pés e mãos são muito parecidos a garras.

O olhar das górgonas pode converter em pedra a qualquer ser que olhe diretamente em seus olhos, mesmo que por um breve instante. Além disso, as serpentes que têm no lugar dos cabelos podem morder e injetar veneno.

Medusa convertendo em pedra. Imagem de Amir Briki

A lenda conta que Perseu conseguiu matar Medusa guiado por Atena, usando seu escudo como espelho para evitar ser convertido em pedra. Após decapitá-la, um cavalo alado nasceu de seu pescoço; Pégaso. Também se diz que formaram-se duas poças de sangue ao lado do corpo de Medusa, uma capaz de devolver a vida aos mortos, a outra um veneno mortal.

Se você gostou, não esqueça de avaliar o artigo

Avaliação: 5/5 (2 votos)
Por favor, ajude-nos a compartilhar esta página em suas redes sociais para que possamos alcançar mais pessoas que precisam de nossa ajuda nesses temas. Você só precisa clicar em um dos botões abaixo. Obrigado!

Participa, deixe seu comentário