Skip to content

Górgonas

Gorgona

Uma górgona é uma mulher guerreira com serpentes no lugar dos cabelos e um terrível olhar petrificador.

Acredita-se que as górgonas faziam parte de uma raça de mulheres guerreiras, ainda que só se conheçam três; Medusa, Esteno e Euríale. Estas irmãs, filhas das deidades marinhas Ceto e Fórcis, formavam uma das tríades mais antigas e poderosas da mitologia conhecida. Tinham poderes mentais, físicos e o dom da cura.

Sabe-se que Poseidon e Medusa profanaram o templo da deusa Atenas e, em castigo, Medusa se converteu na única mortal das três górgonas. Além disso, passou de ser uma jovem e bela donzela a ter o aspecto monstruoso de suas irmãs.

As górgonas têm uma cabeleira de serpentes vivas, presas de javali, asas de morcego e o corpo de escamado como o de um dragão metálico. Seus pés e mãos são muito parecidos a garras.

O olhar das górgonas pode converter em pedra a qualquer ser que olhe diretamente em seus olhos, mesmo que por um breve instante. Além disso, as serpentes que têm no lugar dos cabelos podem morder e injetar veneno.

Medusa convertendo em pedra. Imagem de Amir Briki

A lenda conta que Perseu conseguiu matar Medusa guiado por Atena, usando seu escudo como espelho para evitar ser convertido em pedra. Após decapitá-la, um cavalo alado nasceu de seu pescoço; Pégaso. Também se diz que formaram-se duas poças de sangue ao lado do corpo de Medusa, uma capaz de devolver a vida aos mortos, a outra um veneno mortal.