Skip to content

Sátiros

Satiro observando uma ninfa

Os sátiros são criaturas selvagens, próprias dos montes e bosques, que se caracterizam por seu caráter despreocupado, e luxurioso.

Fisicamente são semelhantes a humanos com cabeça e braços peludos. Possuem pequenos chifres negros e pernas de bode. Sua pele e pêlos são marrom escuros, ou avermelhados e podem medir até 3 metros de altura.

Adoram brincar, caçar, tocar flauta e perseguir ninfas.

Os sátiros apresentam um interesse especial pela música e pela dança. Sua dança é conhecida como silkinnis , frequentemente organizam festas ao som de flautas com as que atraem as ninfas.

Estes seres são conhecidos por seu gosto pelo vinho e suas bebedeiras. Aproveitam qualquer ocasião para organizar as mais variadas orgias e saciar seus incontroláveis desejos sexuais.

Sátiro pulando. Imagem de John Stanko

Segundo as lendas gregas, os sátiros formavam parte do cortejo de Dionisio, deus do vinho e da fertilidade agrícola. Dionisio descobriu o vinho e quis que esta bebida fosse conhecida por todos, por isso recorreu aldeias e cidades acompanhado de seu cortejo formado por sátiros, centauros e algumas ninfas seduzidas pela música e o vinho.

Os pastores e criadores de gado temiam a chegada dos sátiros, pois, sua presença assustava os rebanhos e animais domésticos.

Existem alguns seres conhecidos como faunos, que provavelmente sejam parentes dos sátiros, porém, possuem um caráter muito diferente. Durante muitos anos os faunos foram símbolo da fertilidade agrícola, principalmente nas colheitas de grãos e uvas.

Os faunos têm o corpo e o rosto de um homem e patas, rabo e orelhas de cervo. Não são hostis nem agressivos e compartem a paixão dos sátiros pela flauta.