As fadas são semi-humanas voadoras de aspecto delicado e encantador.
Fisicamente uma fada tem o aspecto de uma elfa ou uma humana, muito bela e de traços finos. Tem asas de libélula, transparentes ou com manchas iridescentes. Seus cabelos são largos e de cores típicas de cabelos humanos, também podem ser azuis, verdes ou violetas.
São seres neutros e de caráter amigável. Mantém o aspecto juvenil durante toda sua vida. Falam em uma linguagem musical, própria de seres mágicos como duendes, dríades, e ninfas, dos quais são parentes.
As fadas vivem em lugares altos, seja em montanhas ou na copa das árvores, onde fazem seus ninhos. Raramente são vistas em terra firme.
Uma fada tem a capacidade inata de levitar. Seu voo ágil é comparável ao de poucos seres. Podem voar e mover-se livremente, as asas só são usadas para impulsar. Esta capacidade de levitação é de natureza mágica e deixam de voar se são alvo de um feitiço que anule esta magia.
As fadas possuem outras habilidades mágicas como a de tornar-se visíveis ou invisíveis quando queiram e a de invocar elementais de ar.
Podem ter descendência com humanos ou elfos. Quando uma fada deposita um ovo perolado, invoca um elemental de ar para protegê-lo e dar calor ao ovo até o momento de sua eclosão. As pequenas fadas têm o aspecto de meninas humanas com pequenas asas. Estas fadas podem alcançar o ágil voo das fadas adultas a partir dos 10 anos de idade.