Skip to content

Ciclopes

Cíclope

Os ciclopes são gigantes de um só olho, muito fortes, teimosos e emocionalmente abruptos. Seu único olho é enorme e se situa no centro de sua testa. A este olho são atribuídos poderes especiais, já que pode desintegrar quase qualquer coisa com seu olhar.

Segundo a mitologia grega existem duas gerações de ciclopes:

  • A primeira geração foi formada por 3 irmãos, que foram chamados de os “Artesãos Principais”
  • A segunda foi formada por um grupo de ciclopes que viviam na Sicília.

A primeira geração de ciclopes era formada pelos irmãos: Arges (Resplendor), Brontes (Trovão) e Steropes (Relâmpago). Estes 3 ciclopes eram, junto aos titãs e os gigantes das cem mãos, os filhos de Gaia e Urano. Se converteram nos ferreiros forjadores do Olimpo dos Deuses dadas as suas grandes aptidões para trabalhar o metal. Também forjaram o raio de Zeus.

Urano, quem odiava seus descendentes, manteve os ciclopes presos no interior de Gaia (A deusa Terra) até que foi abatido por outro filho seu: Cronos (um titã). Cronos temia o poder dos imensos ciclopes e os manteve aprisionados. Foi Zeus quem libertou os ciclopes e estes, com seus raios, ajudaram Zeus a vencer os Titãs.

A segunda geração de ciclopes eram os descendentes de Poseidon e não possuíam a habilidade para a metalurgia de seus antecessores. Se dedicavam a pastorear na Sicília, onde viviam sem leis.


Ciclope rastreando. Imagem de Tribehou Nicola

O mais famoso destes ciclopes foi Polifemo, um dos protagonistas da Odisseia de Homero. Esta história nos conta que Polifemo era especialmente cruel e conseguiu capturar Ulisses e seus doze companheiros e os encerrou numa caverna para comê los vivos. Com o passar dos dias alguns homens foram devorados, até que Ulisses embriagou o ciclope com vinho doce e esperou até que este caísse no sono, nesse momento o atacou e feriu o seu único olho. Ao dia seguinte, com o ciclope praticamente cego, conseguiram escapar camuflados entre um rebanho de cabras.