Skip to content

Gnomos

Criatura pertence à mitologia nórdica, o gnomo é popularmente representado como um ser de baixa estatura que vive debaixo da terra, em troncos de árvores ocos ou em minas.

Presente no imaginário das pessoas e na cultura pop, para muitos, este ser possui poderes mágicos.

Neste artigo, conheça mais sobre os gnomos e conheça sua origem, personalidade, comportamento, entre outras informações. Acompanhe!

A origem dos gnomos

Segundo a mitologia, o gnomo tem origem em Nidaros (antigo nome da atual cidade de Trondheim), na Noruega.

A descoberta da criatura teria sido feita por Frederick Ugarph, que encontrou uma estátua feita em madeira, de 15 cm. Em seu pedestal, estava gravado “Nisse rikitg stɸrrelse” (“Gnomo, estatura real”, em português).

Os gnomos possuem uma forte influência na região da Escandinávia e em países nórdicos como a Noruega, Islândia, Suécia, Dinamarca e Finlândia.

As características físicas de um gnomo

É bastante comum as pessoas confundirem gnomo e duende, mas estas criaturas são bastante distintas, tanto em suas características físicas quanto na personalidade.

Os gnomos são seres subterrâneos de baixa estatura que vivem em uma comunidade, tendo uma grande semelhança com anões. Raramente um gnomo atinge mais do que 1,20 m de altura, pesando até 30 kg.

Além de muito pequenos, os gnomos em sua maioria são idosos. Os homens normalmente ostentam uma longa barba branca. Outra característica física marcante da criatura são seus grandes e redondos narizes, e pele clara, podendo ser acinzentada.

Seus cabelos, bem como seus olhos variam entre as tonalidades branca, vermelha, castanho e azul.

Em relação às vestimentas, tanto os homens quanto as mulheres têm como acessório mais marcante o pontiagudo gorro de feltro, normalmente vermelho. Os gnomos do sexo masculino usam bata, calça e botas. Já as mulheres costumam usar vestes escuras, de modo que se camuflem nas folhagens.

Personalidade e comportamento

Os gnomos trabalham em minas, normalmente nas de ouro e prata. Seres pacíficos, possuem uma ligação íntima com a natureza (embora não tenham poderes especiais) e vivem harmonicamente com os animais, incluindo os mais selvagens.

Um gnomo é gerado pela natureza e representa a proteção, sorte e fertilidade. Ele é responsável por protegera casa de camponeses contra a má sorte, além de zelar pelos habitantes da residência quando estes estão dormindo, principalmente as crianças.

Eles possuem seu próprio idioma, mas também compreendem e falam com perfeição a língua dos humanos.

Uma curiosidade: Diferente do que muitos acreditam, um gnomo não é imortal, podendo viver por até 400 anos. Quando se aproximam desta idade, as criaturas se tornam mais lentas e passam a sofrer de perda de memória.

Tipos de gnomos

Existem algumas espécies de gnomos. São eles:

  • Gnomo da floresta
  • Gnomo do jardim
  • Gnomo do deserto
  • Gnomo siberiano
  • Gnomo doméstico
  • Gnomo da fazenda
Nomes pelos quais os gnomos também são conhecidos

Embora sejam popularmente conhecidas como gnomos, estas lendárias criaturas recebem outros nomes em outros países. Em alguns lugares, incluindo o Brasil, um gnomo também é chamado de encantado.

Em seu país de origem, Noruega, e na Dinamarca, a figura recebe o nome de nisse. Já na Suécia, o termo usado para se referir ao ser é tomte. Na Finlândia, os gnomos recebem o nome tonttu.

Se você gostou, não esqueça de avaliar o artigo

Avaliação: 4.6/5 (12 votos)
Por favor, ajude-nos a compartilhar esta página em suas redes sociais para que possamos alcançar mais pessoas que precisam de nossa ajuda nesses temas. Você só precisa clicar em um dos botões abaixo. Obrigado!

Participa, deixe seu comentário