Skip to content

Duendes

A perda de objetos em sua própria casa é um fato recorrente? Se sim, você imaginou o que pode estar por trás de tais perdas? Já cogitou a ideia de ser um duende?

Conhecidos pela fama de esconder objetos e por serem travessos, os duendes são seres mitológicos, pertencentes a uma raça elemental. Dotados de poderes mágicos, estas criaturas estão diretamente relacionadas ao lar, assim como outros seres lendários.

A origem dos duendes

Embora a origem dos duendes não seja inteiramente esclarecida, sabe-se que eles são provenientes da mitologia europeia, de países como Noruega, Suécia e Inglaterra.

As primeiras histórias que envolvem esta criatura vêm do folclore escandinavo e celta, ainda na Antiguidade. Contudo, o termo “duende” só surgiu anos depois, no século XIII, em 1221. A nomenclatura nada mais é do que uma junção de algumas sílabas da frase espanhola “Dueño de la casa” (“dono da casa”, em português).

Por se tratar de uma criatura de raça elemental, os duendes são considerados pelas mitologias nórdicas e celtas, parentes de seres como gnomos (com os quais são frequentemente confundidos até hoje), elfos e fadas.

As características físicas de um duende

Na cultura popular um duende é uma espécie de anão verde com traços e orelhas exageradas. Em partes, esta concepção está certa, mas acontece que esta criatura pode assumir várias formas, por conta de seus poderes mágicos.

Normalmente, as histórias os descrevem como seres entre 15 a 30 cm. Seus dons os possibilita não só o aumento da estatura, como também a mudança da forma física e cor, e até mesmo a invisibilidade.

Além do poder de mudar sua forma física, um duende também têm poderes que o permitem ser mais veloz, se teletransportar e atravessar objetos e paredes.

Apesar de serem dotados de poderes, estas criaturas mitológicas não são imortais, sendo classificadas como quase divinas.

Outra importante e notável característica física do duende é o uso de chapéus ou gorros pontiagudos.

Personalidade e comportamento

Apesar de serem bondosos, os duendes são criaturas muito travessas! De acordo com a lenda, estes seres habitam a casa de humanos e se espreitam pelos seus cantos, observando os moradores, além de pregar algumas peças, como mover alguns objetos de lugar ou escondê-los.

Entretanto, alguns duendes são mais perversos, pois pregam sustos nos habitantes e em alguns casos, se vingam das pessoas que os tratou mal ou daqueles que não acreditam em sua existência.

Um duende gosta de ser presenteado, e quando ele recebe um bom presente, ele pode vir a auxiliar o morador em algumas tarefas ou realizar algum pedido.

Tipos de duendes

Diversas culturas possuem duendes em suas crenças e lendas. Por isso, existem alguns tipos distintos de duendes pelo mundo. São eles:

  1. Pixie: Tipo de duende mais conhecido no mundo. Com uma aparência meio infantil, esta criatura é bastante brincalhona e travessa, sendo responsável pelo sumiço de objetos, dentre outras travessuras, como enganar viajantes. Os duendes piskies são voltados à mitologia celta, situados no sudoeste da Inglaterra.
  2. Leprechaum: Duendes que habitam florestas e jardins. Trajam o clássico chapéu e jaqueta, tendo como ocupações o conserto de sapatos e a proteção dos potes de ouro.
  3. Kobold: Duendes pertencentes à mitologia alemã, também se assemelham a crianças. Ajudam os moradores da casa nas suas tarefas domésticas, em troca de alimentos. Caso as pessoas esqueçam de alimentá-los ou os desrespeitarem de alguma maneira, elas sofrerão com as consequências!
  4. Martinica: Duende pertencente ao folclore castelhano. Ao contrário de outros duendes, os martinicas não costumam pedir nada em troca dos favores que prestam. Entretanto, eles têm o hábito de assustar habitantes de residências com ruídos, entre outros fenômenos.

Se você gostou, não esqueça de avaliar o artigo

Avaliação: 5/5 (16 votos)
Por favor, ajude-nos a compartilhar esta página em suas redes sociais para que possamos alcançar mais pessoas que precisam de nossa ajuda nesses temas. Você só precisa clicar em um dos botões abaixo. Obrigado!

Participa, deixe seu comentário