Skip to content

Pegasus

Pegasus
Pegasus. Imagem de Alexandra Khitrova

Um pegasus é um corcel alado de natureza mágica, inteligente, bondoso e selvagem.

Se trata de uma criatura muito tímida que só pode ser domada por cavaleiros de bom coração. Os pegasus detectam o mal de forma inata e não servirão a quem tente domá-los com propósitos impuros, recebem este nome em homenagem ao primeiro de sua espécie.

Possuem a forma e o tamanho de um cavalo árabe com enormes asas emplumadas. Costumam ser brancos, porém, também há relatos de pegasus marrons e há rumores da existência de pegasus negros. Independentemente de sua cor, todos são seres dóceis e nobres.

Contam as lendas que Perseu, filho de Zeus, decapitou Medusa, uma das três górgonas, e de seu pescoço brotou Pegasus. Pouco tempo depois de nascer, Pegasus golpeou o chão do monte Hélicon e deste golpe surgiu um manancial que se considera a fonte da inspiração poética.

Pegasus. Imagem de Marianna Gadzhy

Apesar de muitos tentarem domar o veloz cavalo mágico, Belerofonte foi quem conseguiu fazê-lo, graças a uma sela mágica que lhe foi oferecida pela deusa Atenas em um sonho. E assim, Belerofonte e Pegasus fizeram grandes proezas, como dar morte da malvada Quimera. Até que Belerofonte, cego pela vaidade, se comparou aos deuses e tentou voar ao monte Olimpo na garupa de Pegasus para unir-se a eles. Pegasus, sentindo que seu cavaleiro era movido pela vaidade, derrubou Belerofonte antes de chegarem a seu destino e Zeus recompensou o corcel dando-lhe morada nos estábulos do Olimpo e lhe outorgou o raio e o trovão como símbolos de seu poder. Com o tempo Pegasus passou a ser uma constelação que fica entre Peixes e Andrômeda.

Desde então acredita-se que existe uma raça superior de corcéis alados chamados de “Grandes Pegasus”, são aqueles que nascem do pescoço de uma górgona decapitada. Estes são mais fortes e maiores. Costumam ser os líderes das hordas de pegasus e só podem ser domados pelos heróis mais nobres.

Os grifos são os inimigos naturais dos pegasus. Quando enfrenta um grifo, o pegasus aproveita sua velocidade em voo para cansá-lo e distraí-lo. Se enfrenta um dragão, tenta atraí-lo a lugares estreitos de difícil acesso para que o dragão não possa segui-lo facilmente, e assim atacar com seus cascos e dentes.

Se você gostou, não esqueça de avaliar o artigo

Avaliação: 4.2/5 (5 votos)
Por favor, ajude-nos a compartilhar esta página em suas redes sociais para que possamos alcançar mais pessoas que precisam de nossa ajuda nesses temas. Você só precisa clicar em um dos botões abaixo. Obrigado!

Participa, deixe seu comentário