Skip to content

Valquírias

Valquiria

As valquírias são deusas da mitologia nórdica, filhas de Odin e poderosas guerreiras espectrais.

Tem o aspecto de uma jovem e bela guerreira nórdica; alta, com musculatura definida, olhos grandes e azuis, cabelos loiros, longos e trançados. Costumam usar elmos adornados com chifres.

Montam cavalos voadores e são amazonas fabulosas. São muito hábeis com lança, arco e espada. Sua força é colossal, divina, assim como sua resistência e agilidade.

Habitam entre o plano dos vivos e o dos deuses, conhecido como Asgard. Neste plano existe um lugar chamado Valhalla, o salão dos que morreram em combate, onde são recebidos os heróis que pereceram em batalha.

As valquírias pressentem a morte dos guerreiros valiosos, quando se livra uma batalha apresentam-se no plano dos vivos. Contemplam a luta do alto e quando esta chega ao fim as valquírias escolhem os mortos que serão conduzidos a Valhalla. Não só acompanham os mortos em sua viagem a Asgard, também cuidam destes durante sua estadia no salão dos guerreiros, como ordena Odin.

A Valquíria e o Herói. Imagem de Pablo Fernández

As valquírias têm Brunilda como capitã, a mais forte e poderosa das valquírias. Quando descem do céu e encontram uma batalha Brunilda as lidera.

Brunilda tem a capacidade de converter as valquírias em musas da guerra, inspirando os guerreiros a lutar, aumentando sua sede de sangue e fazendo com que entrem em frenesí, de maneira que não sentem dor nem sangram por suas feridas. Terminado o combate o frenesí cessa e o guerreiro morre.

Acredita-se que algumas valquírias passam largas temporadas no plano terrestre, deixando suas formas de guerreiras espectrais para adotar a forma de grandes e belos cisnes.