Skip to content

Banshees

Banshee

As banshees são as fadas da morte irlandesas, procedentes das lendas da mitologia celta.

Seu nome significa “mulher fada” e “mulher das colinas”, porque em algumas ocasiões aparecem caminhando sem rumo pelas colinas, onde permanecem por vários dias.

Sua aparência é a de uma mulher etérea, às vezes uma jovem donzela, e outras uma bruxa repugnante. Seu rosto é pálido e seus olhos avermelhados, quase ensanguentados pela dor e pelo pranto. Segundo a lenda, suas roupas podem ser verdes ou azuis e usa uma capa cinza.

As banshees anunciam, com seu choro e seus gritos, que a morte está próxima. Seu canto é estridente e aterrador e seu pranto gela o sangue de quem o escuta. Só podem ser escutadas pela pessoa que vai morrer.

Banshee no morro. Imagem de Andrea Sodaro

Algumas banshees estão emparentadas com uma família em particular, nestes casos, seu canto e choro são ouvidos sempre que falece um membro desta família. Quando isto acontece, não só o moribundo ouve a banshee, mas, todos os familiares.

Em algumas ocasiões somente são escutadas, em outras também é possível vê-las. Aparecem também nos funerais, acompanhando o espírito do cadáver ao mundo dos mortos.

As banshees que estão unidas a uma família não desaparecem imediatamente depois da morte, ficam alguns dias depois do falecimento, lavando as mortalhas do familiar falecido em algum rio distante.