Os gênios são seres mágicos que vivem em planos elementais de ar, fogo, terra e água.
Podemos encontrá-los frequentemente no plano material primário, ainda que possam viajar a qualquer plano elemental e também ao plano astral. Quando se encontram no plano material primário costuma ser por obra de um feiticeiro ou sacerdote.
Djinn
São os gênios do plano elemental do ar.
Podem formar tornados com os que atacam seus inimigos. Sua agilidade em voo faz com que seja quase impossível capturá-los. Sua natureza é amigável, mas podem chegar a ser esnobes com seres que, a diferença deles, precisam de asas para voar.
Sua magia lhes permite criar comida e bebida, objetos de madeira ou metal, ilusões, tornarem-se invisíveis e adotar uma forma gasosa.
Os djinn nobres são um tipo de gênio que concedem 3 desejos, uma vez concedidos ficam livres de seu invocador.
Efreet
São os gênios do plano elemental do fogo e estão feitos de rocha vulcânica, bronze e chamas.
São de caráter neutral, mas tem uma péssima relação com os djinn.
Se um efreet é capturado ou invocado deve servir 1001 dias ou até conceder 3 desejos.
Sua magia lhes permite adotar uma forma gasosa, são polimorfos, podem criar muros de fogo, produzir chamas e outros efeitos pirotécnicos. Habitam a chamada “Cidade de Bronze”, que é uma enorme ciudadela flutuante onde vive o Grande Sultão que governa os efreet.
Dao
São os gênios do plano elemental da terra.
Os dao são malvados e de inteligência medíocre. Gostam de vir ao plano material primário para fazer o mal. Sua magia lhes permite tornarem-se invisíveis, adotar uma forma gasosa, criar uma força espectral, criar muros de pedra, e desorientar suas vítimas.
Estes gênios vivem num grande labirinto subterrâneo, no centro do qual vive o Kan (o dao eleito para governar). Entre os inimigos dos dao encontram-se outros gênios, como os dinn. Os efreet frequentemente negociam com os dao, pelo que se toleram mutuamente.
Marid
Os marids são os gênios do plano elemental da água, e são os mais poderosos desta raça.
São soberbos, egoístas e individualistas. Raramente se deixam ver no plano primário, ainda mais difícil é que um marid aceite acatar ordens, por isso estes seres não costumam ser invocados para servir.
Podem se comunicar com qualquer entidade ou criatura de qualquer plano por telepatia.
Seu controle sobre o elemento água é espetacular. Podem subir e descer o nível da água conforme sua vontade, criam enormes muros de água, adotam a forma da água, criam água a partir do nada, transformam ar em água…