Skip to content

Arcanjos

Arcanjo

Os arcanjos são seres celestiais enviados por uma deidade para cuidar, vingar ou julgar as injustiças que têm lugar em nosso plano material.

Um poder antigo

Os arcanjos são autoridades da moral e da ética, existem desde o nascimento dos deuses. De fato, a palavra arcanjo, do grego “archai”, significa origem ou começo.

Na Grécia antiga os arcanjos eram os habitantes de uma cidade destinados a converter-se na autoridade suprema, política ou religiosa. Ditavam as normas, faziam com que fossem cumpridas, julgavam e castigavam os que desobedeciam.

O ponto de vista mitológico

A figura do arcanjo foi reconhecida em inúmeras mitologias e civilizações, algumas nomearam até 12 arcanjos. Isso não significa que não hajam mais, mas que nunca se materializaram em nosso plano.

Os arcanjos são intermediários poderosos e eficazes. São a consciência e, de certo modo, o ente físico que se encarrega de cumprir tudo que o deus precisa executar. São a autoridade.

É lógico pensar que estes seres possuem um grande poder, mas há muito mais. Sua força e graça são celestiais, divinas. Não precisam falar, embora o façam, e não precisam lutar, embora carreguem consigo armas arcanas. Sua mera presença é uma revelação que ilumina a mente e o espírito.

Características de um arcanjo

Normalmente se apresentam sob a forma de um humano, homem ou mulher, de pele e cabelo azul, branco ou dourado. A maioria possui enormes asas angelicais, embora não precisam delas para voar. Têm o poder do teletransporte e podem estar em um lugar diferente a cada segundo.

Os arcanjos falam seu próprio idioma celestial e o idioma infernal. Ainda assim, podem comunicar-se com qualquer criatura usando sua empatia, se fazem entender mesmo que seu interlocutor não conheça uma única palavra do idioma angelical.

A aura do arcanjo é uma de suas qualidades que mais chama a atenção. Quando o arcanjo se manifesta, sua aura é de pura bondade e seus olhos se mostram compreensivos e cheios de amor. Se o arcanjo deve tomar uma postura corretiva sua aura se transforma em um amplo círculo luminoso de proteção para si mesmo e para as criaturas de bom coração que estejam presentes. Se o arcanjo deve se mostrar hostil diante de uma criatura malvada sua aura se converte em um círculo ameaçador com sede de justiça, ao que poucas criaturas infernais conseguem escapar, já que este debilita e tira o vigor dos corações corruptos.

Um arcanjo possui a habilidade de atravessar a escuridão e a penumbra com sua mente, permitindo a seus olhos ver tudo aquilo que se esconde nas sombras.

Arcanjo. Imagem de Víctor Adame

O arcanjo em ação

O arcanjo procura jamais causar dor ou dano. É raro que lute contra um inimigo e, se o faz, usa seu poder para neutralizar, não para machucar. No entanto, se seu oponente é realmente maléfico, pode provocar a temida ira do arcanjo. Nesse momento o arcanjo se converte na vingança personificada e não hesita em usar todos os seus recursos para atacar e castigar a criatura.

Parte desse poder é amplificado pela arma que portam. Costumam usar espadas, tridentes ou lanças rúnicas. Estas runas arcanas possuem a capacidade de ampliar os poderes sobrenaturais e celestiais do arcanjo até o ponto em que parece  que o próprio deus que o enviou estivesse ali pessoalmente. É por isso que estas armas não se usam realmente para o combate corpo a corpo.

Os arcanjos são dotados de resistências naturais que os tornam invulneráveis. Podem criar círculos mágicos contra o mal, e não são afetados pelos quatro elementos.