Os anões são seres orgulhosos e obstinados pertencentes a uma nobre raça de semi-humanos.
Conta a lenda que Eulé, um ferreiro que desejava ter filhos aos que entregar seus conhecimentos, talhou 7 anões com terra e pedra, lhes deu a forma de homens baixos e fortes.
A figura do anão não variou muito desde os tempos desta lenda. São seres com bochechas rosadas e pele bronzeada, robustos e musculosos, medem aproximadamente 1,25 metros de altura e pesam em torno de 75 quilos. Esta raça é muito resistente, a maioria dos anões vive entre 350 e 450 anos. Costumam ter longos cabelos, assim como a barba e o bigode. Vestem toscas roupas cor de terra. As mulheres anãs são tão fortes quantos os homens, mas é raro vê-las.
São inimigos de trolls, orcs, drows e gnomos, na verdade, são inimigos de qualquer criatura maléfica. Aprenderam a falar muitos idiomas, entre eles idiomas de raças inimigas.
Costumam viver em cidades subterrâneas e saem à superfície em expedições de guerreiros, fortemente armados e protegidos. Mas é debaixo da superfície que um anão pode demonstrar suas habilidades, são capazes de detectar a posição de seu inimigo pela vibração do ar quando este se move, podem até detectar o calor corporal de outro ser, pelo que dificilmente são pegos de surpresa. Estas habilidades também foram desenvolvidas por outros seres como os drows e driders.
Os anões não têm aptidão para a magia, pelo que não costumam lançar feitiços. A natureza não mágica do anão o torna mais resistente a feitiços e maldições, mas lhe traz problemas na hora de usar objetos mágicos.
São conhecidos por suas incríveis habilidades para trabalhar com pedras. São especialistas em talhar e polir rochas, pedras e gemas. As cidades dos anões são formadas por enormes edifícios escavados em pedras que impressionam pela excelente talha. Estas construções demoram centenas de anos para serem concluídas.
A sociedade dos anões é composta por clãs, como o dos mercadores, soldados, nobres, fabricantes…