Skip to content

Homúnculos

A loja de homúnculos
A loja de homúnculos. Imagem de Aldo Katayanagi

Um homúnculo é um pequeno ser criado artificialmente em um laboratório.

A criação destes seres se dá através de um ritual em que é necessário material genético do criador, normalmente sangue e um pedaço de pele, que se misturam em uma poção especial a base de argila, cinzas, raiz de mandrágora e água de manancial.

O resultado é um clone do criador que mede aproximadamente 8 centímetros de altura.

Os criadores normalmente são alquimistas e magos que usam o pequeno ser como ajudante de laboratório ou como servo. Também existem homúnculos que foram usados como espiões e mensageiros, estes casos são raros já que o homúnculo fala em uma linguagem própria que só seu criador entende.

A relação entre o homúnculo e seu criador é muito próxima e rica em empatia, o que permite ao criador saber se o homúnculo está triste, ferido, furioso ou alegre. Costumam desenvolver um certo grau de telepatia com o tempo.

Nascimento do homúnculo. Imagem de Mathias Kollros

Estes seres se alimentam três vezes ao dia de sangue do seu criador. Perfuram o mamilo de seu amo e sugam dali o seu alimento.

Se o criador morre, o homúnculo também, já que só o sangue do primeiro pode alimentar este pequeno ser.

Costumam ser muito travessos e algo estabanados, as vezes atrapalham mais do que ajudam no laboratório. Seu caráter e personalidade são muito parecidos aos de seu amo. Se o mago é malvado ou benevolente, o homúnculo também o será.

Podemos dizer que outra função desta criatura é a de “cão de guarda”. Só precisam dormir alguns poucos minutos, o resto da noite ficam acordados vigiando.

Quando se sentem ameaçados podem cuspir uma espécie de lama venenosa para defender-se, seu amo é imune a esta substância.

O primeiro homúnculo de que se tem notícia foi fabricado por Paracelso, este queria demonstrar que a argila é o extrato de onde nascem todas as coisas, incluídos os humanos.

Se você gostou, não esqueça de avaliar o artigo

Avaliação: 5/5 (3 votos)
Por favor, ajude-nos a compartilhar esta página em suas redes sociais para que possamos alcançar mais pessoas que precisam de nossa ajuda nesses temas. Você só precisa clicar em um dos botões abaixo. Obrigado!

Participa, deixe seu comentário