Skip to content

Cecaelias

Cecaelia
Cecaelia. Imagem de Mariia Loniuk

A cecaelia é um ser marinho cuja parte superior é humana, normalmente feminina, e a inferior é a de um polvo.

Também são chamadas de “polvo sereias” ou “octo sereias” por sua semelhança com as sereias e tritões, com os que compartem habitat e alguns costumes, mesmo sendo de espécies diferentes.

As bruxas do mar

É normal confundir as cecaelias com as bruxas do mar, já que ambas têm o aspecto de uma mulher polvo. No entanto, há muitas diferenças entre estas, começando pelo aspecto físico.

A parte superior de uma bruxa do mar é, precisamente, a de uma bruxa, com cabelos embaraçados e rosto diabólico. São cruéis e caprichosas, sempre demonstram estas características quando se encontram com pescadores ou outros animais marinhos.

Habitam em qualquer tipo de água: mares, rios ou lagos. As cecaelias preferem a água salgada dos mares.

Outro ponto que as diferencia é o número de patas e o tamanho do corpo; as cecaelias têm 8 tentáculos e têm o tamanho de um ser humano, as bruxas do mar possuem somente 6 tentáculos e podem ser gigantescas, às vezes são confundidas com krakens quando vistas à distância. Afundam barcos com seus tentáculos só por diversão.

Bruxa do mar. Imagem de Guillem H. Pongiluppi

Estas horríveis bruxas controlam 2 elementos: a água e o ar. Por isso são capazes de provocar tempestades e mudar as marés. Alguns marinheiros, os que conhecem estas habilidades, fazem pactos com as bruxas para que sua navegação seja tranquila e não seja afetada pela meteorologia, em troca oferecem riquezas e tesouros.

A cecaelia

As cecaelias costumam ter o torso, braços e rosto de uma linda mulher loira, ou de cabelo prateado. Em vez de pernas, possuem 8 poderosos tentáculos que podem variar de cor entre o rosa e o lilás. Graças a estes, têm uma enorme força e agilidade para nadar e mergulhar.

Os tentáculos de uma cecaelia são órgãos sensoriais. Com eles consegue detectar vibrações e movimentos a centenas de metros de distância. Desta forma fazem um mapa mental de tudo o que acontece ao seu redor: animais próximos e distantes, tamanho e velocidade destes e em que direção se movem.

Uma cecaelia é um ser tranquilo e amável que rara vez entra em um conflito por vontade própria, se é perseguida ou ameaçada pode soltar uma nuvem de tinta negra que facilita sua fuga.

Esta nuvem pode alcançar até 20 metros e durar mais de um minuto, durante este tempo a água se torna densa e viscosa, e não é possível enxergar nada, mesmo possuindo a habilidade de ver na escuridão. As cecaelias se movem tão ligeiramente que é difícil vê-las chegar, ainda mais difícil é vê-las fugir.

A sociedade das cecaelias

São seres amigáveis, mas solitários,  não é comum vê-los em grupos grandes. Habitualmente estão sozinhas ou em casal, rara vez estão em famílias de 3 ou 4 membros.

Vivem em torno de 60 anos e o fazem em lugares agradáveis e delicados, como os recifes de coral, se possível, em águas quentes. Para isso escolhem zonas costeiras, assim também podem socializar com os humanos.

É comum que as cecaelias passem algumas temporadas fora do mar, não precisam estar constantemente submersas para sobreviver. Quando querem passar despercebidas pelos humanos vestem largos vestidos que cobrem seus tentáculos por completo, algumas vezes são descobertas porque seus movimentos em terra são um pouco desengonçados.

Cecaelia. Imagem de Schin Loong

Uma cecaelia sempre tentará trocar objetos de valor com os humanos, elas costumam dar joias de pérolas e corais e recebem em troca objetos brilhantes impossíveis de conseguir no mar, como cristais e metais polidos.

São nômades e raramente permanecem mais de um ano no mesmo lugar. Domesticam animais marinhos para transportar seus pertences, principalmente as raias, com as que costumam viajar pelos oceanos.

Se você gostou, não esqueça de avaliar o artigo

Avaliação: 5/5 (12 votos)
Por favor, ajude-nos a compartilhar esta página em suas redes sociais para que possamos alcançar mais pessoas que precisam de nossa ajuda nesses temas. Você só precisa clicar em um dos botões abaixo. Obrigado!

Participa, deixe seu comentário