Skip to content

Sereias

Sereia

As sereias são mulheres-peixe de grande beleza e possuem uma voz encantadora.

As lendas contam que foram seres humanos no passado, mas foram convertidos em peixes por um poder desconhecido. Também há teorias sobre uma sereia alada que acabou degradada à mulher-peixe que conhecemos hoje. De fato, na Grécia antiga, as sereias eram representadas como aves com torso de mulher.

A sereia aquática, a mais conhecida na atualidade, tem a parte superior do corpo de uma linda mulher, bronzeada e de cabelos loiros ou verdosos. Sua parte inferior é a cauda de um peixe com escamas verdes, prateadas ou pardas. São parecidas aos seres humanos em figura, peso e medidas, porém, são mais longevas, chegam a viver 150 anos.

Sua alimentação é a base de algas, plâncton e peixes pequenos. Para respirar no fundo do mar usam as escamas de sua parte de peixe, que lhes permite ficar vários dias debaixo d’água sem necessidade de ir à superfície.

Sereia. Imagem de Tatyana Prokofieva

Os machos são conhecidos como sereios ou tritões. A sociedade destes seres é fortemente patriarcal. Suas cidades ficam instaladas em falésias e recifes. São construídas com corais e conchas marinhas. Gostam de viver em paz e harmonia com o seu entorno.

As sereias são muito vaidosas, adoram usar adornos de coral e conchas em seus cabelos. Costumam ir à superfície, deitar-se sobre rochas e entoar seus cantos. O canto das sereias é uma doce melodia, muitos marinheiros encontraram a morte ao escutar este canto tão encantador.