Skip to content

Bahamut

A origem do Bahamut remonta as histórias da mitologia árabe, sob a forma de um peixa gargantuesco que vivia em um imenso mar. Entretanto sua lenda foi sofrendo ao longo dos anos alterações e modernizações. Hoje se compreende que o Bahamut seja uma espécie de grande dragão que tem a natureza de ser guerreiro, líder daqueles que o seguem.

Origem primitiva do mito

Não se pode delimitar ao certo quando Bahamut foi mencionado pela primeira vez, contudo estudos apontam a sua presença mitológica desde os povos primitivos. Para estes grupos, ainda limitados de conhecimentos específicos, tudo era uma vastidão e como todo desconhecido, um perigo. Os árabes acreditavam que a criatura tinha poder tamanho capaz de protegê-los de todo o mal no mar.

Quem começou a mudar a sua concepção de grande peixe para um dragão foi a mitologia mesopotâmica. Bahamut passou a ser um dragão com força e tamanho imensuráveis, logo considerado o Deus dos Dragões. Sua bravura lhe colocou o posto de dragão guerreiro, clamado em ajuda durante as batalhas. Foi sob forma de dragão que a história do Bahamut chegou ao Ocidente, e hoje popularizada através de jogos de RPG e videogames como Final Fantasy.

Suas características físicas como peixe e como dragão

Em suas características originais, ele era um enorme peixe capaz de suportar o peso de um gigantesco touro chamado Kujata. Este por sua vez suporta sobre seu lombo um poderoso rubi em que se repousa um anjo. A ideia de grandiosidade continua em prevalência, pois o anjo suporta os sete infernos, que suportam a Terra onde por sua vez sobre ela, se encontram os sete Céus. Mesmo que suas especificidades sejam compreendidas de uma maneira abstrata, pode-se ter uma ideia do seu alcance.

Sob a forma de dragão, ele se tornou um líder entre os dragões bons, uma divindade reverenciada por eles. Seu aspecto gargantuesco não foi perdido, nem como as suas escamas. O Bahamut tem um corpo sinuoso, olhos felinos que poder ter diversas cores, porém suas escamas são de platina. Este metal é reverenciados por ser de alto valor, portanto superior a todo ouro, prata e bronze.

O rei dos dragões

Trazendo para a forma como o Bahamut é conhecido hoje, como um dragão, ele é um ser de justiça. Ele tem um comportamento amável e útil para todos aqueles que são oprimidos e necessitados. No entanto pode agir com muito poder e bravura na luta por justiça. Por sua sabedoria e poder, todos os outros dragões, mesmo aqueles de índole maligna, o respeitam.

Todos aqueles que adoram o dragão Bahamut fazem com devoção e adoração. Explicita ou implicitamente, carregam junto consigo um estandarte com a representação do Dragão de Platina. Seus ensinamentos requerem sempre a ação e a prática, principalmente para a destruição de todo o mal.