Os ogros são enormes humanoides de aspecto tosco e desagradável, tem mau caráter e adoram guerras e combates.
Um ogro mede aproximadamente 3 metros de altura, sua pele é verde-escura, às vezes violeta e cheia de verrugas. Sua pelagem escura e abundante espalha-se por todo o seu corpo. Seu cheiro fétido pode ser sentido a dezenas de metros.
Os ogros vivem em tribos e se adaptam bem a qualquer clima, pelo que podem ser encontrados em montanhas, pradarias e, até mesmo, em zonas desérticas.
Um ogro vive de fazer emboscadas, expedições e pilhagens. Sua inteligência não é muito elevada, pelo que não utilizam muitas táticas de combate. Os ogros mais inteligentes se fazem facilmente com a liderança das tribos.
São seres avaros que estão sempre em caça de humanos, elfos e anões para aprisioná-los e roubar todos os seus pertences. Estes prisioneiros são usados como escravos ou como alimento.
Ogro mago (Ogro oriental)
Estes ogros possuem a pele azul, verde ou marrom, mas sempre em um tom claro. Seus pelos também são de cor azul ou verde, porém, mais escuros. São mais altos e inteligentes que os ogros comuns. Vestem roupas orientais e alguns são verdadeiros mestres das artes marciais. Os ogros orientais evitam usar a força física sempre que possível, costumam atacar e defender-se usando magia. Podem lançar feitiços para criar escuridão, adotar a forma de um humano, tornar-se invisíveis, adotar uma forma gasosa (muito útil para escapar de uma batalha perdida) e lançar uma onda de frio. Se são obrigados a lutar usarão uma nagatana (um tipo de katana), uma cimitarra ou um chicote de batalha.
Merrow (Ogro aquático)
Estes ogros habitam as cavernas de agua doce, e mesmo podendo sobreviver fora d’água por algumas horas, poucas vezes saem à superfície. A cor de sua pele é verde azulada, o que lhes permite camuflar-se totalmente dentro d’água. Seu corpo é coberto de escamas e têm membranas entre os dedos das mãos e dos pés. Sua natureza é malvada e são muito mais ferozes e agressivos que os ogros comuns.
Não devem ser confundidos com os merrow da mitologia irlandesa; seres aquáticos mais parecidos a um tritão ou um elfo d’água.