O lamassu é um poderoso touro alado, destinado a proteger templos e valiosos objetos sagrados.
Acredita-se que esta criatura consegue combinar a força de um touro, a liberdade de uma águia e a inteligência humana, já que possui o corpo e os chifres de um touro cinza, as asas de uma águia gigante e a cabeça de um homem.
O lamassu assírio
Na antiga civilização assíria a figura do lamassu já era conhecida, em algumas ocasiões era representado como um leão alado em vez de um touro . Não é de se estranhar, levando em consideração que o poder do soberano era refletido na forma de um leão.
De fato, acredita-se que o lamassu com corpo de leão é a versão mesopotâmica da esfinge que, séculos mais tarde, a cultura grega resgatou em sua forma feminina.
Em ambos casos, touro ou leão, este ser era considerado um espírito defensor e suas estátuas se destinavam a custodiar as entradas de templos e palácios reais.
Características del lamassu
O lamassu é um verdadeiro defensor contra o mal. Estas criaturas têm uma habilidade especial para detectar o perigo que ronda seres de bom coração e não titubeiam em atacar e enfrentar qualquer ser que tenha um propósito maléfico.
São meditativos, tranquilos e solitários. Habitam templos abandonados, longe da civilização. Contam com uma enorme sabedoria acumulada durante anos. Sabem sobre leis, ordem e diplomacia, e oferecem seus conhecimentos ancestrais a quem os necessita.
Possuem também habilidades mágicas que lhes permite criar círculos protetores e lançar feitiços que afastem o mal de outro ser. Também desenvolveram habilidades de cura e regeneração.
Lamassu dourado
Se trata de uma raça especial, uma mistura entre um lamassu com um dragão dourado. Este mestiço é rodeado por uma aura mágica dourada e tem dobro do tamanho de um touro comum.
O lamassu dourado tem como única missão acabar com todo o mal. Para isso conta com uma enorme força e com os feitiços próprios de uma criatura celestial. Pode abençoar, curar, usar magia de luz e pode até pedir por “auxílio divino”.