Skip to content

Behemoth

O Behemoth tem sua origem na cultura hebraica, fazendo parte da sua classe mitológica como sendo um dos maiores monstros criados por Deus. As referências a ele não fazem ser possível afirmar se ele se trata de um ser bom ou ruim. Também conhecido pelos nomes de Bégimo e Beemote, a partir da Idade Média passou a ser associado a um demônio, além de ter se popularizado por todo o mundo.

O interessante está no fato de que as principais citações ao Behemoth estão na Bíblia, livro mestre do cristianismo. Aparecendo no livro de Jó e novamente no livro do Apocalipse, além de estar em alguns livros apócrifos como Enoque. A mitologia hebraica é pouco estudada e difundida, uma vez que toda a história do povo hebreu ficou muito sacralizada.

Conhecendo a sua origem

As descrições mais fundamentadas sobre o Behemoth estão na descritas no livro de Jó. Sua história conta sobre um homem em que tudo foi tirado dele, bens, família e saúde, encontrando-se em um momento de intenso sofrimento, mas perseverante em não negar Deus. Em um dado momento Deus cita algumas de suas criações maiores, seres de prevalência na terra, dentre eles estão o Behemoth, o Leviatã e o Ziz.

Então dentro da cultura e mitologia judaica ortodoxa, o Behemoth é um dos maiores seres que habitam no mundo. Ele tem o controle sobre a terra, enquanto o Leviatã tem sobre as águas e o Ziz sobre o ar. Segundo a lenda, no fim dos tempos Behemoth e Leviatã travarão uma intensa batalha em que um matará o outro e as suas carnes alimentarão os humanos.

Estudos apontam que a mitologia hebraica sofreu muita influencia da Pérsia, Egito e Mesopotâmia, na verdade um sempre influencio o outro. Assim, alguns apontam que o Behemoth seja uma versão do boi Hadhayosh, sagrado dentro da mitologia persa.

De ser mitológico para um poderoso demônio

Com a instituição da Igreja Católica como soberana e sagrada, muitas das crenças mitológicas sumiram ou foram adaptadas. De forma que o Behemoth passou a ser visto como uma espécie de demônio ou mesmo como a personificação do próprio Satanás em forma de elefante. Até este momento não havia nenhum escrito que fizesse a sua associação. O Behemoth é conhecido dentro da demonologia como o demônio da força animal.

Quais as suas características físicas?

Nos escritos antigos, o Behemot recebeu uma descrição muito particular, uma mistura de várias forças. Ele é tem as características de uma animal herbívoro, possui uma cauda móvel semelhante ao cedro – uma das principais árvores do mundo antigo – e tem as patas tão fortes como o bronze. Para uma associação mais simplificada, ele é uma mistura de elefante, hipopótamo e touro.

Há uma corrente de estudiosos que querem comprovar que o Behemoth teve uma construção de imagem a partir dos dinossauros. Já é comprovado que os humanos conviveram com os dinossauros antes de sua extinção. Pelas descrições, a criatura seria como um saurópode.

Traços de personalidade do Behemoth

Se os parâmetros para definir a personalidade do Behemoth forem as descrições presentes na Bíblia, não se pode fazer uma definição se o seu comportamento era voltado para o mal ou para o bem. A mitologia aponta que ele foi uma das mais poderosas criaturas criadas por Deus e monarca no Reino Animal.

Se você gostou, não esqueça de avaliar o artigo

Avaliação: 5/5 (1 votos)
Por favor, ajude-nos a compartilhar esta página em suas redes sociais para que possamos alcançar mais pessoas que precisam de nossa ajuda nesses temas. Você só precisa clicar em um dos botões abaixo. Obrigado!

Participa, deixe seu comentário