Skip to content

Behemoth

O Behemoth tem sua origem na cultura hebraica, fazendo parte da sua classe mitológica como sendo um dos maiores monstros criados por Deus. As referências a ele não fazem ser possível afirmar se ele se trata de um ser bom ou ruim. Também conhecido pelos nomes de Bégimo e Beemote, a partir da Idade Média passou a ser associado a um demônio, além de ter se popularizado por todo o mundo.

O interessante está no fato de que as principais citações ao Behemoth estão na Bíblia, livro mestre do cristianismo. Aparecendo no livro de Jó e novamente no livro do Apocalipse, além de estar em alguns livros apócrifos como Enoque. A mitologia hebraica é pouco estudada e difundida, uma vez que toda a história do povo hebreu ficou muito sacralizada.

Conhecendo a sua origem

As descrições mais fundamentadas sobre o Behemoth estão na descritas no livro de Jó. Sua história conta sobre um homem em que tudo foi tirado dele, bens, família e saúde, encontrando-se em um momento de intenso sofrimento, mas perseverante em não negar Deus. Em um dado momento Deus cita algumas de suas criações maiores, seres de prevalência na terra, dentre eles estão o Behemoth, o Leviatã e o Ziz.

Então dentro da cultura e mitologia judaica ortodoxa, o Behemoth é um dos maiores seres que habitam no mundo. Ele tem o controle sobre a terra, enquanto o Leviatã tem sobre as águas e o Ziz sobre o ar. Segundo a lenda, no fim dos tempos Behemoth e Leviatã travarão uma intensa batalha em que um matará o outro e as suas carnes alimentarão os humanos.

Estudos apontam que a mitologia hebraica sofreu muita influencia da Pérsia, Egito e Mesopotâmia, na verdade um sempre influencio o outro. Assim, alguns apontam que o Behemoth seja uma versão do boi Hadhayosh, sagrado dentro da mitologia persa.

De ser mitológico para um poderoso demônio

Com a instituição da Igreja Católica como soberana e sagrada, muitas das crenças mitológicas sumiram ou foram adaptadas. De forma que o Behemoth passou a ser visto como uma espécie de demônio ou mesmo como a personificação do próprio Satanás em forma de elefante. Até este momento não havia nenhum escrito que fizesse a sua associação. O Behemoth é conhecido dentro da demonologia como o demônio da força animal.

Quais as suas características físicas?

Nos escritos antigos, o Behemot recebeu uma descrição muito particular, uma mistura de várias forças. Ele é tem as características de uma animal herbívoro, possui uma cauda móvel semelhante ao cedro – uma das principais árvores do mundo antigo – e tem as patas tão fortes como o bronze. Para uma associação mais simplificada, ele é uma mistura de elefante, hipopótamo e touro.

Há uma corrente de estudiosos que querem comprovar que o Behemoth teve uma construção de imagem a partir dos dinossauros. Já é comprovado que os humanos conviveram com os dinossauros antes de sua extinção. Pelas descrições, a criatura seria como um saurópode.

Traços de personalidade do Behemoth

Se os parâmetros para definir a personalidade do Behemoth forem as descrições presentes na Bíblia, não se pode fazer uma definição se o seu comportamento era voltado para o mal ou para o bem. A mitologia aponta que ele foi uma das mais poderosas criaturas criadas por Deus e monarca no Reino Animal.