Skip to content

Alicantos

O Alicanto é um grande pássaro cuja origem remonta à mitologia chilena. Este animal mitológico do deserto do Atacama é caracterizado por suas plumas, bico e pernas muito brilhantes, formadas por metais.

Isto porque, a lenda conta que seu corpo é composto por metais preciosos, como o ouro e a prata, mesmas matérias que compõem a sua dieta. Assim, diz-se que os Alicantos que se alimentam de ouro brilham como o sol, e aqueles cuja alimentação consiste da prata, possuem o brilho da lua cheia.

Além disso, os olhos do Alicanto possuem o mesmo brilho metálico de seu corpo. No entanto, a lenda conta que o brilho deles é tão intenso e luminoso que impede o pássaro de projetar sombra, visto que ele mesmo se mantém sempre iluminado.

Assim, o Alicanto é tido como um grande símbolo de sorte e riqueza. Por isso, muitas vezes desperta a ganância nas pessoas, que acreditam serem capazes de capturar o animal, ou de utilizá-lo para encontrar grandes fontes de riquezas.

O comportamento do Alicanto

Os Alicantos vivem em diminutas cavernas, preferencialmente entre encostas repletas de minerais. Eles vivem à procura de poços e minas em busca de comida composta por metais preciosos.

No entanto, esta alimentação caracterizada pela ingestão de minérios e metais faz com que o Alicanto seja um animal extremamente pesado. Deste modo, apesar de ser um pássaro, o Alicanto não é capaz de voar.

Além disso, devido à sua dieta composta por metais preciosos, antes de comer, este pássaro é rápido e pode correr em grandes velocidades. Mas uma vez alimentado, seu corpo adquire uma grande carga, tornando este animal mítico lento, muitas vezes mal podendo se mover.

O imaginário em torno do Alicanto

Este animal suscita a ganância nas pessoas. Os mineiros acreditam que encontrar um destes belos pássaros dá sorte. Além disso, vivem na esperança de encontrar um Alicanto, para que, ao segui-lo, este possa mostrar os caminhos de uma mina que guarde grandes riquezas. Acreditam até mesmo que ao capturar um destes pássaros, ele mesmo se transforma em uma mina repleta de ouro e pedras preciosas.

Contudo, o Alicanto não gosta de compartilhar seu alimento. Por isso, caso ele perceba que está sendo seguido, guia seu perseguidor para a morte. Seja levando-o à queda em um grande penhasco, seja deixando-o perdido em um deserto sem água, abrigo ou comida, para morrer lentamente. Nestes casos, apenas uma prece à Virgem de Punta Negra oferece esperança de salvação para o mineiro ludibriado.

A reprodução do Alicanto

Acredita-se que o Alicanto ponha ovos em sua caverna. A postura consiste de dois ovos por vez. Assim, como o pássaro, a casca de seu ovo é constituída de metais, ouro ou prata, conforme sua alimentação.